skip to main | skip to sidebar

Educação Ambiental

Conscientização sobre como cuidar do meio em que vivemos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Educação Ambiental começa cedo!!!

Postado por Maria e Fernanda às 10:02 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2010 (10)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (7)
    • ▼  fevereiro (1)
      • Educação Ambiental começa cedo!!!

Quem sou eu

Maria e Fernanda
Somos blogueiras de 1ª viagem estamos aqui para apresentar o que sabemos e aprender mais!
Ver meu perfil completo
 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA ESCOLAR

http://www.apromac.org.br/. Acesso em: 05 de fevereiro de 2010.

A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A Educação Ambiental nas Séries Iniciais, tema do projeto, voltado para produção e transmissão do conhecimento, com o objetivo de um processo constante de reflexão crítica não só na aprendizagem como também na busca de alternativas e soluções para a realidade existente.



Dessa forma, a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino variando de acordo com o grau limite de cada série em seu aprofundamento. A presença da disciplina de Educação Ambiental nas grades curriculares visa dar instrumentos aos alunos na prática escolar.



É na infância que se inicia o processo de formação da personalidade e a escola tem um papel fundamental nesse desenvolvimento do conhecimento. Segundo Moreira, Mercia (página 123): "a criança constitui com o meio uma totalidade. Á medida que esse meio modifica, no caso quando a escola entra em cena na vida da criança, novas estimulações passam a exigir-lhe novas condutas, tirando-as do estado de equilíbrio cognitivo a que estavam acostumadas. O resultado feito das novas solicitações feitas, pelo ambiente escolar, á criança, deve ser o de levá-la a formar novos padrões de condutas cognitivas".



JUSTIFICATIVA



O projeto de Educação Ambiental na escola pública estadual Paes Barreto em Petrolina-PE, será executado no período de 01/02/2008 á 01/12/2008 e contribui para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental.



Um projeto de Educação Ambiental implantado corretamente nas escolas tem viabilidade total, pois, ao investir em Educação Ambiental para crianças da Educação Infantil sai mais barato para o governo e para toda sociedade educar o aluno desde cedo sobre o respeito para com o meio ambiente.



OBJETIVO GERAL



Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;



Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;



Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;



Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.



METODOLOGIA



Primeiramente será feito um pedido de autorização a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e a direção da Escola Paes Barreto através de uma exposição dos objetivos para execução do projeto de Educação Ambiental. Será organizado um encontro com diretores, professores e alunos da Educação Infantil com o intuito de familiarizar os temas ambientais através de materiais didáticos pedagógicos como: livros, cartazes e filmes com linguagens apropriadas a idade escolar.



A pesquisa será abordada de forma qualitativa, percorrendo o real sentido de aprendizagem do aluno associando a Educação Ambiental ao seu cotidiano dentro e fora da escola. As atividades pedagógicas serão baseadas na percepção do educando com os temas propostos e a avaliação ocorrerá com a exposição dos trabalhos que mostrará o nível do seu envolvimento e atuação critica em sala de aula.



PROBLEMA



A não incorporação da disciplina de Educação Ambiental no currículo escolar da Educação Infantil.



HIPOTESES



Falta de conhecimento dos alunos sobre as questões ambientais pertinentes;



Ensino defasado;



Professores mal preparado em relação aos temas ambientais.





A Educação Ambiental vem alcançando sua promoção há tempos em espaços não-formais de ensino, como a comunidade, família, empresas etc., assim como em todos os níveis de ensino escolar e universitário fazendo com que se tornasse possível a multiplicação de iniciativas em torno das questões ambientais.

Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental é um processo participativo e contínuo onde o educando contribui ativamente, a Educação Ambiental torna-o um agente transformador na melhoria de uma convivência harmoniosa com o ambiente. E a escola é o espaço social onde possibilita a mudança de atitudes valorizando o meio social e a importância de manter o espaço natural em equilíbrio.

Na escola partimos da relação ser humano x natureza para por em prática ações conjuntas que levem o indivíduo ao desenvolvimento do autoconhecimento repensando seu papel na sociedade em que está inserido e no meio ambiente que o cerca, fazendo-o reconhecer a importância da preservação das espécies, dos ecossistemas e do planeta como um todo, assim como o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social de cada um. Com pequenas ações desenvolvidas na escola e com a colaboração das vivências individuais e de grupos de cada um é possível fortalecer o aprendizado sobre Educação Ambiental nas escolas com a participação de todos. Como exemplo de atividades a serem desenvolvidas na escola podemos destacar: ações de como armazenar o lixo que é consumido no espaço escolar corretamente lembrando que lugar do lixo é no lixo é uma tarefa que parece simples, mas na prática se tem muito a desenvolver e fazer uso diário.

De fato, diariamente vemos nos noticiários, notas sobre como o planeta está demonstrando que há necessidade de rever e manter esse nosso olhar pela natureza, considerando como exemplo a importância e conseqüência do crescimento e progresso humano e os impactos da ação humana na natureza, percebe-se que nos últimos anos essa ocupação territorial urbanística, aumentou de forma desordenada, fazendo-se necessário então, a conscientização e a visão integrada da preservação e continuação dos fenômenos naturais, prevenindo as conseqüências ambientais decorrentes nas mudanças climáticas no qual enfrenta o “mundo”.

De acordo com a abordagem da temática, os conteúdos ambientais devem permear nas disciplinas do currículo contextualizado com a realidade da comunidade escolar em que está inserida, colaborando e integrando-a a um ambiente saudável. Para isso a Educação Ambiental abordada de forma sistemática e em todos os níveis de ensino, deve promover na elaboração dos projetos a participação de “todos” e os levarem a atuar e conhecer o seu meio e identificar os problemas ambientais da comunidade local.

A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação deve existir, mesmo que saibamos que a maioria dos projetos elaborados ficam esquecidos, a emergência de despertar na população valores e ideias do que está ocorrendo, com a natureza se faz muito necessária e urgente. Devemos ter essa concepção de melhorar esse ambiente para que as gerações futuras desfrutem desses recursos naturais de uma maneira global.

A UNESCO após a Conferência de Belgrado (1975) relembra:

“Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles repitam”.



Diante de todos esses fatos, das políticas públicas e a ação imediata das pessoas voltada à Educação Ambiental, atuando em busca do mesmo objetivo para ter uma qualidade de vida sustentável e com qualidade. A natureza e o ambiente seriam mais floridos e adaptáveis à vida.



Objetivos fundamentais da Educação Ambiental:



· Sensibilizar o uso adequado dos recursos naturais em suas ações;

· Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento e conscientizar a população sobre as questões ambientais como: lixo, água, agrotóxicos, florestas, etc;

· Proporcionar o conhecimento acerca dos temas que envolvam o meio ambiente e promover a integração com direitos de cidadania no cotidiano da população.

Apesar de alguns avanços em relação à questão ambiental na Educação como os referenciais nos PCNs elaborados pelo MEC que estabelecem o estudo do meio ambiente como tema transversal e multidisciplinar e a Política Nacional de Educação Ambiental, lei nº 9795 de 1999, ainda há muito que melhorar em relação à Educação Ambiental, como a falta de recursos e materiais didáticos e a falta de formação dos educadores.



2. Fontes de Educação – Guia para Jornalistas. Brasília: Fórum Mídia & Educação, 2001. pp.63

Igaki : Valores e Educação. Introdução Conceitual para Educação na Diversidade e Cidadania. São Paulo:UNESP, 2009. Vol.2.pp.32

3. IGAKI, Damiana de Moraes: Conscientização Ambiental da Educação Infantil. Disponível em: HTTP://www.webartigos.com/articles/4109/1/projeto-de-educação. Acesso em: 05 de fevereiro de 2010.