terça-feira, 30 de março de 2010

Educação Ambiental na Prática Educacional

CURSO: CURSO EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE E CIDADANIA – UNESP-SECAD-UAB
PROF(A). RESPONSÁVEL: Elisandra André Maranhe
TUTOR(A):Elaine Cristina Silva
ALUNO(A):Maria Oneide Alves Neves
GRUPO:A
POLO:Embu

MÓDULO 4 – Educação Ambiental na prática educacional - UNIDADE -1

AT-M4- UN1- AT2 – Educação Ambiental na prática Educacional – Ana Maria Lombardi Daibém – Jandira Liria Biscalquini Talamoni
Lidar com educação ambiental nos dias de hoje ainda é uma tarefa que exige a substituição de conceitos superados por soluções de práticas sociais.
Marx afirma que não basta conhecer e interpretar o mundo. É preciso transformá-lo. Mas como transformá-lo?
Saviani também afirma que só se aprende de fato, quando se adquire um hábito. Mas será que é só do professor ou a escola ou do poder público a responsabilidade pelo meio em que vivemos?
Segundo pesquisa realizada por Crespo e Leitão 95% dos brasileiros gostariam de ter a educação ambiental como obrigatória nas escolas. Apesar de ser um assunto que desperta tanto interesse dos brasileiros o professor ainda enfrenta algumas dificuldades em colocar em prática a Educação Ambiental que vise a formação de alunos críticos, capazes de refletir, questionar e se posicionar diante de problemas que, direta ou indiretamente, lhes dizem respeito.
Por que é necessário hoje que esse tema seja trabalhado nas escolas?
A exploração de maneira desenfreada dos seres vivos e até do homem, extremo individualismo, falta de solidariedade e concorrência desleal ainda provoca uma degradação ao meio ambiente em proporções assustadoras. Será que o que vemos hoje já não é motivo suficiente para tomarmos uma postura diferente? O que podemos esperar hoje de uma sociedade que não promove a sustentabilidade, a liberdade e a justiça?
Conhecimento técnico e científico não é o bastante para resolver esse problema.
Como formar uma Educação Ambiental na prática Educacional?
• Professor atento ao cotidiano da comunidade em que seus alunos estão inseridos para assim explorar criticamente as diferentes questões ambientais e como trabalhá-las.
• Tema de interesse coletivo que gere discussão sobre uma educação ambiental crítica.
• Trabalhar previamente sobre os conhecimentos e conceitos para que os alunos se sintam preparados para discutir, opinar e participar do processo.
• Valorizar o diálogo, o qual permite trocas de experiências, visão da realidade, e estímulo a reflexão e a busca de soluções.
Finalmente não existe uma “receita pronta” para se fazer Educação Ambiental. As experiências já vivenciadas podem ser objetos de reflexão ou “modelo” desde que sejam considerados os pontos que precisam de reformulação.
Questão Proposta a ser trabalhado na minha escola – Alagamento no Jardim Pinheirinho – Embu.
http://www.youtube.com/watch?v=WyZZZR3onOg
Educação de temas Específicos – Módulo - 4

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